Fazemos websites simples e bem feitos
Aprendemos os valores da simplicidade e da perfeição com o designer alemão Dieter Rams, que é considerado um dos designers industriais mais influentes do século 20. Orientado pelo seu avô, fez cursos de carpintaria e estudou arquitetura. Entre 1953 e 1955 trabalhou para o arquiteto Otto Apel, após o que se juntou à equipa criativa de produtos de eletrónica da marca Braun, da qual se tornou diretor de design em 1961. Retirou-se da vida ativa em 1995, tendo sido substituído por Peter Schneider.
Além de largas dezenas de equipamentos eletrónicos maravilhosos e intemporais, Dieter Rams deixou a sua influência em vários setores do design atual, do design industrial ao design gráfico, com extensão ao web design. Ele criou um guião com 10 princípios do bom design, que nós adaptámos à nossa atividade e procuramos seguir como caminho para alcançar excelentes resultados:
1
O bom design é inovador
O desenvolvimento tecnológico irá sempre oferecer novas ferramentas para um design inovador, e o design inovador desenvolve-se em conjunto com a inovação da tecnologia, pelo que nunca colocará um fim em si mesmo.
2
O bom design enfatiza a utilidade
Um produto é procurado para ser usado. Ele tem que satisfazer alguns critérios, não apenas funcionais, mas também psicológicos e estéticos. O bom design enfatiza a utilidade do produto ou do serviço que se procura, ao mesmo tempo que se distancia de tudo o que vai contra ele.
3
O bom design é estético
Apenas objetos bem executados podem ser bonitos. A qualidade estética é fundamental, uma vez que o utilizador será objetiva e subjetivamente afetado pelo objeto ou serviço que adquiriu ou pretende adquirir.
4
O bom design é o que nos ajuda a entender
O bom design é claro e ajuda a entender a estrutura do produto ou do serviço que é apresentado. Melhor ainda, o bom design pode e deve fazer o produto falar, expressar-se, apresentar-se. Deve ser autoexplicativo.
5
O bom design é discreto
O bom design não deve ser decorativo, nem uma obra de arte. Bem pelo contrário, o bom design deve ser neutro, quase invisível, para deixar espaço à imaginação e desejo do utilizador.
6
O bom design é honesto
O bom design nunca engana o utilizador e evita o erro a todo o custo. O utilizador não deve ser manipulado por meio de promessas falsas, exageradas ou que dificilmente possam ser cumpridas.
7
O bom design é durável
Quando o design é bom, o produto deve transcender o tempo e ser durável. O bom design é o que evitar estar na moda, que é passageira, e, portanto, sobreviver-lhe-á. O bom design nunca será antiquado, mas atual.
8
O bom design preocupa-se com o detalhe
O cuidado e o detalhe no processo criativo expressa o máximo respeito pelo utilizador. É por isso que no bom design nada deve ser esquecido, nem deixado ao acaso.
9
O bom design preocupa-se com o meio ambiente
Cada vez mais está presente no bom design o cuidado com a poluição e o meio ambiente. O bom design deve permitir que se minimizem os recursos físicos, quer na utilização de produtos poluentes, quer na promoção da sua reutilização.
10
Bom design é menos design
“Weniger, aber besser”, ou seja, menos, mas melhor. Porque ao concentrar-se nos aspetos essenciais, o resultado do bom design não será sobrecarregado com elementos distrativos, desnecessários e não essenciais.
Dieter Rams continua a ser uma inspiração para as gerações mais novas de designers. O norte-americano Jonathan Ive, da Apple Macintosh, reconheceu a influência do designer alemão no seu trabalho. E nós também absorvemos e partilhamos esses valores.
Além de largas dezenas de equipamentos eletrónicos maravilhosos e intemporais, Dieter Rams deixou a sua influência em vários setores do design atual, do design industrial ao design gráfico, com extensão ao web design. Ele criou um guião com 10 princípios do bom design, que nós adaptámos à nossa atividade e procuramos seguir como caminho para alcançar excelentes resultados:
1
O bom design é inovador
O desenvolvimento tecnológico irá sempre oferecer novas ferramentas para um design inovador, e o design inovador desenvolve-se em conjunto com a inovação da tecnologia, pelo que nunca colocará um fim em si mesmo.
2
O bom design enfatiza a utilidade
Um produto é procurado para ser usado. Ele tem que satisfazer alguns critérios, não apenas funcionais, mas também psicológicos e estéticos. O bom design enfatiza a utilidade do produto ou do serviço que se procura, ao mesmo tempo que se distancia de tudo o que vai contra ele.
3
O bom design é estético
Apenas objetos bem executados podem ser bonitos. A qualidade estética é fundamental, uma vez que o utilizador será objetiva e subjetivamente afetado pelo objeto ou serviço que adquiriu ou pretende adquirir.
4
O bom design é o que nos ajuda a entender
O bom design é claro e ajuda a entender a estrutura do produto ou do serviço que é apresentado. Melhor ainda, o bom design pode e deve fazer o produto falar, expressar-se, apresentar-se. Deve ser autoexplicativo.
5
O bom design é discreto
O bom design não deve ser decorativo, nem uma obra de arte. Bem pelo contrário, o bom design deve ser neutro, quase invisível, para deixar espaço à imaginação e desejo do utilizador.
6
O bom design é honesto
O bom design nunca engana o utilizador e evita o erro a todo o custo. O utilizador não deve ser manipulado por meio de promessas falsas, exageradas ou que dificilmente possam ser cumpridas.
7
O bom design é durável
Quando o design é bom, o produto deve transcender o tempo e ser durável. O bom design é o que evitar estar na moda, que é passageira, e, portanto, sobreviver-lhe-á. O bom design nunca será antiquado, mas atual.
8
O bom design preocupa-se com o detalhe
O cuidado e o detalhe no processo criativo expressa o máximo respeito pelo utilizador. É por isso que no bom design nada deve ser esquecido, nem deixado ao acaso.
9
O bom design preocupa-se com o meio ambiente
Cada vez mais está presente no bom design o cuidado com a poluição e o meio ambiente. O bom design deve permitir que se minimizem os recursos físicos, quer na utilização de produtos poluentes, quer na promoção da sua reutilização.
10
Bom design é menos design
“Weniger, aber besser”, ou seja, menos, mas melhor. Porque ao concentrar-se nos aspetos essenciais, o resultado do bom design não será sobrecarregado com elementos distrativos, desnecessários e não essenciais.
Dieter Rams continua a ser uma inspiração para as gerações mais novas de designers. O norte-americano Jonathan Ive, da Apple Macintosh, reconheceu a influência do designer alemão no seu trabalho. E nós também absorvemos e partilhamos esses valores.
PORTFÓLIO
A Montanha Mágica >
website, domínio e alojamento
Andante Discos
website (offline)
apopshop >
logótipo, imagem corporativa, website, loja online, domínio, alojamento e marketing digital
audEo >
logótipo, imagem corporativa, website, domínio, alojamento e marketing digital
Confidências do Exílio >
website
jardim do japão
website (projeto) e marketing digital
Loja Rita Santos
website (offline)
Magyk Porto
website e alojamento (offline)
mfntranslation >
logótipo, imagem corporativa, website, domínio e alojamento
micro website >
logótipo, imagem corporativa, website, domínio, alojamento e marketing digital
Molduras Domingos
website com loja online (projeto)
Mundo da Canção >
website com loja online (redesign em desenvolvimento), domínio, alojamento e webmastering
Restaurante Requieira >
microsite
Valcambra >
website e webmastering
Zero Zero
logótipo, fotografia, website, domínio, alojamento (offline)
A Montanha Mágica >
website, domínio e alojamento
Andante Discos
website (offline)
apopshop >
logótipo, imagem corporativa, website, loja online, domínio, alojamento e marketing digital
audEo >
logótipo, imagem corporativa, website, domínio, alojamento e marketing digital
Confidências do Exílio >
website
jardim do japão
website (projeto) e marketing digital
Loja Rita Santos
website (offline)
Magyk Porto
website e alojamento (offline)
mfntranslation >
logótipo, imagem corporativa, website, domínio e alojamento
micro website >
logótipo, imagem corporativa, website, domínio, alojamento e marketing digital
Molduras Domingos
website com loja online (projeto)
Mundo da Canção >
website com loja online (redesign em desenvolvimento), domínio, alojamento e webmastering
Restaurante Requieira >
microsite
Valcambra >
website e webmastering
Zero Zero
logótipo, fotografia, website, domínio, alojamento (offline)
NIF PT160950422
CAE 62010 |
T: 938899833
Chamada para rede móvel nacional |