Melhore a posição do seu website
com estas ferramentas simples de otimização
SEO, um passo a não descuidar
SEO significa Search Engine Optimization e nós não descuidamos nunca essa preocupação: a de ter o seu website posicionado entre os melhores resultados da Google e de outros motores de busca da internet.
Ao desenvolvermos a sua presença online, temos dois caminhos: o da simplicidade (optando pela otimização integrada no código, solução que aplicamos sempre nos microsites e websites que desenvolvemos) ou o do detalhe (que aplicamos apenas em websites complexos e nas lojas online).
No primeiro caso não vamos explicar-lhe mais nada, pois os microsites e websites por nós desenvolvidos em código já integram otimização básica para motores de busca. Se esse é o seu caso pode considerar que é quanto basta.
Já nos outros casos, sim, o reforço com uma otimização complementar e avançada poderá não ser só recomendável, como necessário.
Ao desenvolvermos a sua presença online, temos dois caminhos: o da simplicidade (optando pela otimização integrada no código, solução que aplicamos sempre nos microsites e websites que desenvolvemos) ou o do detalhe (que aplicamos apenas em websites complexos e nas lojas online).
No primeiro caso não vamos explicar-lhe mais nada, pois os microsites e websites por nós desenvolvidos em código já integram otimização básica para motores de busca. Se esse é o seu caso pode considerar que é quanto basta.
Já nos outros casos, sim, o reforço com uma otimização complementar e avançada poderá não ser só recomendável, como necessário.
A otimização para motores de busca (SEO) pode parecer um processo algo confuso, com muitas regras para aplicar e assim se obter um bom resultado. Existem muitos serviços online que garantem ter os melhores métodos para conseguir resultados que conduzem os visitantes até ao seu website e, logo, até si. Mas a verdade é que, como em muita coisa na vida, o melhor é mesmo não mergulhar de cabeça, dando apenas um passo seguro de cada vez.
Qual é, então, o primeiro passo?
Nós não temos dúvidas: se tem vontade de prosperar, autonomia criativa e capacidade para um investimento pouco significativo, a solução simples, segura, eficiente e muito completa é o nosso construtor de websites, que já trás disponíveis recursos simples mas muito poderosos de configuração de SEO.
Qual é, então, o primeiro passo?
Nós não temos dúvidas: se tem vontade de prosperar, autonomia criativa e capacidade para um investimento pouco significativo, a solução simples, segura, eficiente e muito completa é o nosso construtor de websites, que já trás disponíveis recursos simples mas muito poderosos de configuração de SEO.
Títulos e descrições de páginas
Para quem usar um construtor de websites como o que nós recomendamos, o primeiro passo a dar é planear os melhores títulos e descrições de páginas, uma vez que eles aparecem em destaque nos resultados da pesquisa e ajudam não só a ser encontrado como, também, a cativar o utilizador.
Sim, os motores de busca também oferecem a possibilidade de incluir frases na pesquisa, com as quais deseje que o seu website ou páginas específicas sejam associados. Por exemplo, na página dedicada a websites, na micro website diz-se em resumo que faz web design, mas também desenvolvimento web e marketing digital, e que utiliza soluções simples, leves, responsivas, seguras, práticas e em conta. É o que as pessoas procuram e usam como termos de pesquisa, ou não será?...
Neste caso, o título da página é: "mw : websites".
E a descrição da página: "Na micro website fazemos web design, desenvolvimento e marketing digital. Usamos soluções simples, leves, responsivas, seguras, práticas e em conta. Estamos ao seu serviço."
Sim, os motores de busca também oferecem a possibilidade de incluir frases na pesquisa, com as quais deseje que o seu website ou páginas específicas sejam associados. Por exemplo, na página dedicada a websites, na micro website diz-se em resumo que faz web design, mas também desenvolvimento web e marketing digital, e que utiliza soluções simples, leves, responsivas, seguras, práticas e em conta. É o que as pessoas procuram e usam como termos de pesquisa, ou não será?...
Neste caso, o título da página é: "mw : websites".
E a descrição da página: "Na micro website fazemos web design, desenvolvimento e marketing digital. Usamos soluções simples, leves, responsivas, seguras, práticas e em conta. Estamos ao seu serviço."
Os endereços de cada página
Num construtor de websites todas as páginas têm um nome próprio que é usado como padrão para gerar funcionalidades de navegação e criar endereços individuais, ou seja um URL para cada página do website. Por norma, esses nomes que aparecem nos menus de navegação devem ser curtos e claros quanto ao conteúdo da página: microsite, website, loja online, sobre nós, etc. É dessa forma que se obtêm endereços simples e claros como "microwebsite.pt/microsite" ou "microwebsite.pt/website" ou "microwebsite.pt/loja-online" ou "microwebsite.pt/sobre-nos" e assim por diante.
Tenha em conta que não deve usar carateres especiais ou fazer acentuação no permalink da página (trata-se de um termo técnico para aquilo a que chamamos habitualmente endereço web ou simplesmente URL). Lembre-se também que preferencialmente deverá separar por hífen as palavras de um segmento. Por exemplo, "sobre nós" deverá ser transformado em "sobre-nos".
No entanto, pense sempre que esses endereços também vão influenciar a sua posição nos resultados de pesquisa da Google e de outros motores similares. Se alguém procurar na região do Porto ou mesmo num país de língua oficial portuguesa "website simples e em conta" é muito provável que, também graças à georreferenciação e à geolocalização, a página "microwebsite.pt/website" esteja entre os primeiros resultados apresentados.
Mas, se quiséssemos ser ainda mais afirmativos nas suas configurações, poderíamos ter essa página identificada no menu como "website", mas configurando o endereço como, por exemplo, "microwebsite.pt/website-simples-e-em-conta" (em vez de ter apenas "microwebsite.pt/website") aumentando, assim, a probabilidade de ser encontrado por quem quem procura "website simples e em conta".
Uma última nota: para os motores de busca, os singulares e os plurais funcionam como equivalentes. Ou seja, não precisa de introduzir termos no singular e no plural, pois quem procura "website" ou "websites" vai obter os mesmos resultados.
Tenha em conta que não deve usar carateres especiais ou fazer acentuação no permalink da página (trata-se de um termo técnico para aquilo a que chamamos habitualmente endereço web ou simplesmente URL). Lembre-se também que preferencialmente deverá separar por hífen as palavras de um segmento. Por exemplo, "sobre nós" deverá ser transformado em "sobre-nos".
No entanto, pense sempre que esses endereços também vão influenciar a sua posição nos resultados de pesquisa da Google e de outros motores similares. Se alguém procurar na região do Porto ou mesmo num país de língua oficial portuguesa "website simples e em conta" é muito provável que, também graças à georreferenciação e à geolocalização, a página "microwebsite.pt/website" esteja entre os primeiros resultados apresentados.
Mas, se quiséssemos ser ainda mais afirmativos nas suas configurações, poderíamos ter essa página identificada no menu como "website", mas configurando o endereço como, por exemplo, "microwebsite.pt/website-simples-e-em-conta" (em vez de ter apenas "microwebsite.pt/website") aumentando, assim, a probabilidade de ser encontrado por quem quem procura "website simples e em conta".
Uma última nota: para os motores de busca, os singulares e os plurais funcionam como equivalentes. Ou seja, não precisa de introduzir termos no singular e no plural, pois quem procura "website" ou "websites" vai obter os mesmos resultados.
Para alterar os seus endereços de página no construtor de websites que lhe recomendamos, terá que começar por escolher a página que deseja alterar. Depois, escolha a opção "Configurações de SEO" da página e insira uma ligação permanente no campo respetivo, que já inclui por defeito o fecho com .html e depois simplesmente ative a alteração com o botão "Publicar", que terá efeitos imediatos.
Mas não exagere na extensão do endereço: lembre-se de limitar a cinco ou seis o número de palavras após a barra separadora.
Mas não exagere na extensão do endereço: lembre-se de limitar a cinco ou seis o número de palavras após a barra separadora.
O código de rodapé e de cabeçalho
Os campos Código de Rodapé e Código de Cabeçalho são para associar dados ao HTML ou ao código do JavaScript. Trata-se de uma etapa complementar, mas também muito importante, para levar as páginas aos melhores resultados nos motores de pesquisa. No entanto, a sua execução deverá ser feita com adequado rigor técnico, que envolve a verificação do website na Google Search Console.
A opção "Ocultar esta página dos mecanismos de busca" permite-lhe indicar aos motores de pesquisa que não quer que a página em questão (quando assinalado) seja indexada e encontrada pelos robots dos motores de busca. Mas tenha em conta que tal indicação é uma mera instrução de conduta que, ao contrário do seu desejo, poderá ser ignorada.
A opção "Ocultar esta página dos mecanismos de busca" permite-lhe indicar aos motores de pesquisa que não quer que a página em questão (quando assinalado) seja indexada e encontrada pelos robots dos motores de busca. Mas tenha em conta que tal indicação é uma mera instrução de conduta que, ao contrário do seu desejo, poderá ser ignorada.
Estas são apenas algumas das dicas de otimização para motores de busca que temos para si. Se tiver um microsite ou um website desenvolvido por nós, a otimização de base foi já incluída no código.
Se tiver um website ou uma loja online desenvolvida com o construtor por nós recomedado pode desde logo contar com a presença de ferramentas simples e eficazes para a otimização inicial ou reconfiguração.
Se tiver um website ou uma loja online desenvolvida com o construtor por nós recomedado pode desde logo contar com a presença de ferramentas simples e eficazes para a otimização inicial ou reconfiguração.
Siga estas sugestões ou, se preferir, contacte-nos.
micro website
Esta apresentação é protegida por uma licença Creative Commons CC BY 4.0
Última atualização em 2019
Esta apresentação é protegida por uma licença Creative Commons CC BY 4.0
Última atualização em 2019
NIF PT160950422
CAE 62010 |
T: 938899833
Chamada para rede móvel nacional |